Atuar na melhora da qualidade de vida por meio do esporte, além de dar um novo sentido de existência para oito cadeirantes capixabas. É desta forma que o projeto "Paratletas de Aço", do Clube AEST, oportuniza uma nova vivência esportiva, e, ao mesmo tempo, vem conquistando resultados expressivos no tênis em cadeira de rodas (TCR).
Os oito atletas que utilizam semanalmente as dependências da Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão (AEST), em Manguinhos, na Serra, recebem acompanhamento profissional e individualizado. E as conquistas deste ano foram valorizadas nesta semana, ao receberem uma premiação da Federação Espírito Santense de Tênis (Tênis FET).
A cerimônia aconteceu no Clube Ítalo Brasileiro, em Vitória, e premiou os melhores do ano em diversas categorias. Tenistas de todo o Espírito Santo estiveram presentes e a AEST conquistou vários prêmios.
No tênis em cadeira de rodas feminino, Geisiane Maia foi a melhor do estado. E o pódio foi todo da AEST, pois Paula Letícia e Laís Lima, também atletas do clube serrano, foram as 2ª e 3ª melhores do Espírito Santo na categoria.
Entre os homens, novamente deu AEST nas três primeiras colocações, com Robério Vicente, Adalberto Rodrigues e Gustavo Santos. E na categoria Quad, destinada a atletas com deficiências que afetam os membros superiores e inferiores, e que usam cadeiras de rodas motorizadas, Anderson Oliveira e Felipe Ramos, ambos da AEST, ficaram nos dois primeiros lugares respectivamente.
O projeto "Paratletas de Aço", do Clube AEST existe desde outubro de 2023, e tem como patrocinadores a empresa ES Gás e o grupo Águia Branca. No ano passado, foram três torneios disputados, enquanto que em 2024 os atletas serranos disputaram cinco torneios.
Confira abaixo uma lista com os resultados mais expressivos do programa esportivo.