Ouvidoria - Clube Aest

Para que serve a Ouvidoria da AEST?

1 - Defende seus direitos e interesses;

2 - Recebe, avalia e encaminha suas manifestações, sempre na busca de soluções;

3 - Garante seu direito de resposta;

4 - Responde no menor prazo possível de forma aberta, honesta, objetiva e precisa com transparência, integridade e respeito;

5 - Procura desburocratizar rotinas;

6 - Dá andamento às suas demandas, observando rigorosamente as determinações legais relativas ao sigilo, em especial de seus dados pessoais.

Objetivos da Ouvidoria da AEST

1 - Ser um Canal de comunicação à disposição dos públicos interno e externo da AEST;

2 - Necessidade de saber o que você pensa sobre a atuação da AEST;

3 - Vontade de OUVIR, e conhecer sua opinião sobre o nosso trabalho para torna-lo cada vez melhor;

Como atua a Ouvidoria da AEST?

1 - A Ouvidoria da AEST é a unidade responsável por receber, registrar, conduzir internamente, responder e/ou solucionar as manifestações (reclamações, sugestões, elogios, denúncias e solicitação de informação) de cidadãos-usuários, internos ou externos, e de entidades acerca das atividades e serviços de sua competência, com o intuito de aprimorar ou corrigir os serviços prestados.

2 - A Ouvidoria da AEST tem como missão receber as manifestações dos seus associados, para sugerir medidas de aprimoramento e buscar soluções para os problemas apontados, estabelecendo uma parceria em prol da qualidade, eficiência e austeridade administrativa. Estamos sempre atentos às suas reivindicações, e prontos a ouvi-lo.

3 - É dever da Ouvidoria garantir uma avaliação justa e imparcial às demandas dos associados, viabilizando um canal de comunicação direto entre este e a AEST. Para isso, ela atua de forma independente e estratégica. Nossa responsabilidade social é baseada em atitudes e princípios éticos!

4 - A ouvidoria recebe as manifestações, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso. As atividades da ouvidoria não se resumem a receber e encaminhar o que chega. A partir das informações trazidas, a ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares que necessitam ser corrigidas.

5 - A ouvidoria da AEST preza pela neutralidade! Nosso trabalho será identificar o problema para propor não apenas a solução, mas também para evitar que o problema ocorra novamente.

6 - IMPORTANTE: A Ouvidoria deve ser acionada depois de esgotadas as possibilidades de atendimento ou solução por outros canais de acesso junto às respectivas áreas envolvidas.

Quais são os tipos de manifestação que podem ser apresentadas?

1 - SIMPLIFIQUE: Se você acha a prestação de um serviço da AEST muito burocrática, poderá apresentar solicitação de simplificação, por meio de formulário próprio, denominado Simplifique!

2 - SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela AEST;

3 - ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o trabalho desenvolvido pela AEST ou atendimento recebido;

4 - SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da AEST;

5 - RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa ao trabalho desenvolvido pela AEST; e

6 - DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

O que acontece com minha manifestação após o registro na Ouvidoria da AEST?

1 - Quando você registra a manifestação, é feita uma avaliação do caso para identificar a melhor forma de tratá-lo;

2 - Ao enviar sua manifestação você receberá uma confirmação do recebimento;

3 - A ouvidoria poderá responder sua manifestação, solicitando que você a complemente, ou poderá prestar orientações, ou poderá encaminhar para a unidade interna responsável por resolver a questão, dependendo do caso. Você sempre será comunicado sobre o procedimento adotado.

Onde eu posso ver a resposta?

Quando você fizer uma nova manifestação a partir do retorno da ouvidoria, ou quando a ouvidoria responder, será enviado um e-mail para o endereço eletrônico cadastrado. Lembre-se, porém, de que, você não receberá resposta se a sua manifestação for anônima.

Como acompanhar o andamento da minha manifestação?

Você pode consultar sobre o andamento e a resposta das suas manifestações diretamente pelos contatos da Ouvidoria.

Veja mais em: CONTATO

F.A.Q - Perguntas Frequentes