História do Clube - Clube Aest

História do Clube

A AEST - Associação Esportiva Siderúrgica de Tubarão, clube dos empregados da ArcelorMittal Tubarão, foi fundada em 31 de outubro de 1978, com a missão de “Promover o bem-estar e lazer dos associados, contribuindo como vetor de melhoria da qualidade de vida, a fim de promover ações sociais para a comunidade.

Nesse sentido, a entidade sem fins lucrativos visa desenvolver e aprimorar o aspecto social, educacional, cultural, esportivo e recreativo dos associados, bem como manter intercâmbio com outras entidades similares, no Brasil e Exterior, objetivando o aperfeiçoamento das atividades em comum.

Desde a sua fundação o clube realiza atividades esportivas para seus associados e dependentes como forma de lazer e entretenimento, oferecendo melhor qualidade de vida. Porém, sem perder suas características sociais e recreativas, a partir do ano de 1993, o clube passou efetivamente a investir no trabalho de formação de atletas de forma monitorada, sistêmica e permanente. Esse novo conceito proporcionou a participação em competições e com uma crescente implementação de modalidades. De acordo com a demanda, o clube investiu na contratação de profissionais técnicos especializados e experientes, gestão profissional e excelente estrutura física.

O clube proporciona uma vasta gama de opções de lazer e de entretenimento para seus associados, dependentes e convidados, chegando a uma excelente classificação em relação aos clubes esportivos existentes hoje no Estado, obtendo o título de Clube Top 100, sendo homenageado e reconhecido por desenvolver ações esportivas, destacando-se como o clube que contribui para o desenvolvimento social.

Atualmente a AEST oferece diversas modalidades esportivas, dentre elas: futebol, ginástica, hidroginástica, voleibol, natação, tênis olímpico e tênis paralímpico. Além de ofertar atividades interativas para os associados durante o verão, diversos tipos de festas e campeonatos internos variados.

Desde 2014 o clube possui registro de filiação no CBC - Comitê Brasileiro de Clubes, entidade integrante do Sistema Nacional do Desporto, e em 2015 foi firmado através do Termo de Colaboração n° 53/2015, do Edital de Chamamento Público n°05/2015 a realização do projeto “Sou + AEST Natação” que visou o desenvolvimento das atividades de formação com os atletas da natação por meio da aquisição e instalação de equipamentos e materiais esportivos, sendo disponibilizado o valor de R$ 437.905,99. A execução do projeto ocorreu em 2017. Através deste convênio foi emitido o termo de doação definitivo dos materiais e equipamentos em 06/11/2019.

Em 2016, através do Termo de Colaboração n°65/2016, do Edital de Chamamento Público n°06/2016, projeto "Clube AEST Formando Atletas Olímpico e Paraolímpico", que tem como objetivo a viabilização de equipe técnica e/ou multidisciplinar, o clube recebeu o recurso no valor de R$ 900 mil para formação de atletas nas modalidades de natação, voleibol e tênis olímpico e paralímpico, durante quatro anos (2017-2020). Foram beneficiados no primeiro ano para as modalidades contempladas no projeto 231 atletas, chegando a 296 atletas no último ano. O Tênis foi a primeira modalidade da AEST com trabalho focado na modalidade paralímpica, oferecendo mais uma alternativa de desenvolvimento para os associados e para a sociedade.

Através do edital nº 07, Acordo de Cooperação 03/2019 realizamos o sediamento de campeonatos voltados para as modalidades de Tênis em Cadeira de Rodas e Vôlei de Praia por meio dos Campeonatos Brasileiros Interclubes - CBI'S durante o período de quatro anos (2017-2020), totalizando o valor de R$ 1.041.070,48. Além dos sediamentos realizados, participamos também da integralização das modalidades beneficiadas no edital nº 06 com a participação em diversas edições dos CBI'S, recebendo os benefícios de passagem aérea e hospedagem custeadas pelo CBC. Fomos contemplados para participar da Segunda fase do edital de Chamamento de Projetos nº 07, projeto “Transformando atletas para o futuro”, visando a aquisição de materiais e equipamentos esportivos com o intuito de dar continuidade no Eixo do Programa de Formação de Atletas adquiridos em editais anteriores em parceira com o Comitê Brasileiro de Clubes – CBC. Dessa forma, foi firmado o Termo de Execução nº 02/2019 no dia 31/07/2019, sendo disponibilizado para as modalidades olímpicas de natação, tênis, voleibol e vôlei de Praia o valor de R$ 950.458,84 e para atender a modalidade paralímpica de Tênis em Cadeira de Rodas o valor de R$ 90.611,64.

Em 2020 tivemos a aprovação do projeto “SOU + AEST – Formação de Atletas” contemplado através do Ato convocatório nº 08, Termo de Execução 04/2020, objetivando o apoio financeiro para viabilização da equipe técnica e multidisciplinar vinculada a formação de atletas olímpicos e paralímpicos. O valor disponibilizado para esse projeto foi R$ 1.604.400,00. Esse projeto será executado durante quatro anos (2021-2024) e contemplará técnicos esportivos das modalidades natação, tênis (olímpico e paralímpico) voleibol e vôlei de praia, além de preparador físico, fisioterapeuta e técnico estratégico esportivo.

Veja mais em: INSTITUCIONAL

Missão e Visão